KANINDÉ

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: Rondônia apresenta política estadual na Rio+20

 

“Rondônia no Contexto das Mudanças Climáticas” foi o tema da palestra no final da tarde de ontem (14) na Rio+20. A palestra proferida pelo meteorologista da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Marcelo José Gama da Silva, foi realizada no auditório do Pavilhão Amazônia Brasileira, localizado no Parque dos Atletas, no Rio de Janeiro.

 

 

A apresentação teve como objetivo mostrar o que tem sido feito no Estado na área das mudanças climáticas, bem como o que poderá ser feito para atender o que preconiza o novo Código Florestal Brasileiro.
Na ocasião, o técnico da Sedam discorreu sobre fatos globais que vem ocorrendo nas últimas quatro décadas, e que estão em desacordo com o que foi assumido em Estocolmo – Suécia, em 1972, onde ficou estabelecido os princípios comuns para guiar os povos do mundo na preservação e melhoria do meio ambiente.

Em Rondônia, de acordo com Gama, iniciativas governamentais estão ajudando a mudar esse quadro, a exemplo do Decreto nº 10114, de 2002, que regulamenta a Lei Completar 255 que institui a política, cria o Sistema de Gerenciamento e o Fundo de Recursos Hídricos, o Zoneamento Sócio Econômico Ecológico e o recente Decreto nº 16.232 de 2011, que cria o Fórum de Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Serviços Ambientais de Rondônia, com o objetivo de mobilizar e conscientizar a sociedade rondoniense sobre o fenômeno das mudanças climáticas globais. “A expectativa é de levantar o patrimônio climático do Estado de Rondônia”, diz o meteorologista.

Marcelo Gama mostrou um estudo de caso que relaciona as mudanças de uso e cobertura da terra com o clima da região de Porto Velho, onde foi analisada a série temporal de 61 anos de dados das variáveis meteorológicas: temperatura do ar, umidade relativa do ar e precipitação pluviométrica e a dinâmica de desflorestamento da região em volta da Capital de Rondônia.

De acordo com ele, a Amazônia tem sido foco de discussões e estudos na área relativa à mudanças do clima. Vários estudos correlacionados ao processo de uso e ocupação das terras da Amazônia e em especial de Rondônia já foram publicados, mas ainda existem grandes lacunas a serem preenchidas, especialmente sobre a relação existente entre o uso da terra e as mudanças climáticas locais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…