KANINDÉ

Curso de Formação de Agente Agroflorestal Indígena com os Paiter Suruí

Foi realizado no período de 18 a 23/julho na aldeia Lapetanha, linha 11 o 2º Curso de Agente Agroflorestal Paiter Suruí, uma iniciativa da FT- Comunidades em parceria com a Associação Metareilá. Durante o curso foram abordados os temas Produção de mudas em viveiros e fruticultura Paiter Suruí, instrutor eng. agr. Carlos Silva-FT Comunidades; Proteção de nascentes e compostagem gestor ambiental Jorge Murer-Secretaría Municipal de Agricultura; Sistemas de Integração Lavoura-pecuária-floresta, Doutor em zootecnia Marco Antônio de Oliveira,IFRO/Cacoal e Adubação verde no controle de ervas daninhas e na recuperação do solo. Eng.Agr.Carlos Santos Alves. Equipe de Conservação da Amazônia – ECAM.
No dia 22 foi realizada visita a 3 propriedades rurais para conhecer as boas práticas que estão sendo adotadas na produção de banana, café e abacaxi. Na primeira visita o produtor Jorge Eller da linha 5 recebeu os visitantes mostrando a sua lavoura de banana e a forma como está sendo conduzida nas práticas de poda, adubação e irrigação. Na visita ao produtor de abacaxi e produtor de mudas enxertadas de hortaliças Jaime Werlang foi realizada demonstração de enxertia de tomate em porta enxerto resistente a doenças do solo e despertou o interesse dos visitantes o consórcio de abacaxi com feijão e abacaxi com melancia.
Na linha 6 o Sr. Vanderlei Peterd acompanhou o grupo a lavouras de café onde usa o sistema de irrigação por gotejamento com fertirrigação além de produzir mudas de café clonal.
Além dos 17 alunos do curso participaram das visitas 13 produtores de café e banana das aldeias Paiter Suruí. As visitas despertaram bastante interesse de todos os participantes e certamente irão contribuir para a melhoria dos cultivos na Terra Indígena.
Fonte: Paiter

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…