KANINDÉ

Povos Indígenas de Rondônia aprovaram a criação de território etnoeducacional proposto pelo MEC

Após dois dias de reunião com representantes do Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação de Estado de Rondônia (SEDUC) e Fundação Nacional do Índio (Funai), lideranças e caciques dos povos indígenas aprovaram a criação de dois territórios etnoeducacional.  O território etnoeducacional Tupi Mondé será composto por povos indígenas Suruí Paiter, Sakirabiar, Aikanã Kwaza, Uru-eu-wau-wau, Gavião, Arara, Zoró, Amondawa e Apurinã de Rondônia. Já o território etnoeducacional Tupi Tupari pelos povos Aruá, Kanoé, Kampé, Tupari, Jabuti, Macurap, Jiahui, Sakirabiar, Purubará, Migueleno, Cujubim e Wajuru. O território etnoeducacional é uma proposta do MEC para articular diversos órgãos públicos para o atendimento mais uniforme da educação escolar indígena, tendo em vista as peculiaridades de cada povo. Os indígenas avaliaram que a criação do Território etnoeducacional para esses povos pode contribuir com o desejo de todos de uma educação de maior qualidade para todas as comunidades. Nesta quarta-feira, 20, houve a assinatura do plano de ação de mais um território. Desta vez da etnia cinta-larga. A assinatura foi no Centro Cultural Indígena Sertanista Apoena Meireles, no distrito de Riozinho.

Almir Surui explica que a principio será organizada pré-comissão do território etnoeducacional para dar continuidade ao processo da implantação do diagnostico e da formulação de um plano de trabalho. A pré-comissão gestora será formada por lideranças, representantes das organizações indígenas e representantes dos professores indígenas de cada povo. A primeira reunião desta pré-comissão gestora será em janeiro do ano que vem.
A proposta do território etnoeducacional será de cada povo e responderá à pergunta: que educação queremos para as nossas crianças? A partir disto um plano educacional é criado.No site youtube foi postado um vídeo do líder Almir Suruí falando sobre os territórios etnoeducacionais.
Fonte URL: www.kaninde.org.br / www.paiter.org
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Posts recentes

Ver tudo

Encontro reúne mais de 100 jovens indígenas em Porto Velho

Por Ana Laura Gomes . Entre os dias 12 e 15 de janeiro, Porto Velho…

Movimento da Juventude Indígena participa de intercâmbio com jovens extrativistas do Lago do Cuniã

O objetivo foi promover um intercâmbio entre os movimentos e incentivar a maior participação política…

Edital – Construção de Agroindústria para beneficiamento de castanha

Porto Velho, 27 de Outubro de 2023 COTAÇÃO DE PREÇOS/EDITAL No 10/2023 /KANINDÉ A Associação…